Após mais de um mês escrevendo sobre a Rádio Xadrez, principalmente para reclamar a respeito de várias posturas incorretas, resolvi descansar um pouco desse assunto e escrever este capítulo, que espero ser o final.
O que de fato me motivou a entrar nesse assunto foi, sobretudo, a injustiça cometida contra meu amigo André Fernandes, senão vejamos: O André era integrante da Rádio Xadrez desde sua criação, tendo inclusive criado o programa que permitiu aos jogadores interessados que colocassem seus dados no blog para que pudessem ser contratados para os Jogos Regionais e Abertos, o que surtiu muitos resultados. Além disso, ajudou na construção da página e participou ativamente dos programas da Rádio Xadrez.
Porém, há cerca de um mês e meio foi praticamente convidado a se retirar da RX, acusado por um dos membros de enviar SMS para sua namorada, o que não foi provado por qualquer meio, além do que o André desafiou quem o acusava de ir à Delegacia de Informática, onde poderiam ser rastreados os tais SMS. Devido a essa falsa acusação por parte de quem o André considerava seus amigos e à mudança da senha da Rádio, para que ele não mais pudesse acessar os e-mails, ele resolveu afastar-se.
À despeito de ter sido uma briga interna ou algo do tipo, os integrantes da Rádio Xadrez, de forma infantil e irresponsável, não comunicaram em momento algum (até hoje) a saída de um de seus membros. Além disso, mantiveram até o dia de ontem (7-7-2010) a foto do André no blog, como se ainda participasse da RX, mais de um mês após sua saída.
Sem dúvida a Rádio Xadrez tem sido importante para a divulgação do xadrez e à possibilidade de enxadristas de todo Brasil terem acesso a expoentes dessa modalidade, etc.
Isso, em momento algum, justifica atitudes injustas. O mais lamentável é que a Rádio Xadrez em sua vinheta diz: Eles não ficam em cima do muro... o que é absolutamente uma grande mentira, quer em relação ao André, quer em relação a outros assuntos.
Resta-me agora torcer para que certos erros sejam corrigidos, certas posturas melhoradas e a tão alardeada transparência seja de fato posta em prática.
São poucos os meios que temos a nossa disposição para divulgar ou acompanhar os eventos enxadrísticos. Tentemos então, fazer com que os poucos que temos, ajam na medida do possível de forma digna e justa, principalmente em relação à comunidade enxadrística.
Sinto-me com a consciência tranquila e a sensação de dever cumprido em relação aos meus princípios. Por outro lado sinto-me decepcionado, ao perceber que há pessoas que não têm a maturidade suficiente para lidar com alguma eventual projeção que conseguem. Há uma máxima que se aplica a esse caso: Se você quiser conhecer alguém, dê-lhe poder.
De minha parte, continuarei acompanhando os programas, sendo que não terei problema algum em elogiar as iniciativas válidas e eventualmente criticar coisas com as quais não concorde.
Para finalizar, torço que a Rádio Xadrez tome a direção correta e use os erros que cometeu para continuar trilhando seu caminho, mas com transparência e justiça!
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário