BEM-VINDO AO BLOG BRAZILIANCHESS

Aqui você poderá manifestar sua opinião sem medo, pois este blog tem apenas como compromisso as informações, notícias e discussões que possam ir ao encontro dos anseios dos enxadristas em geral e de todos aqueles que admiram esse jogo tão especial!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Xadrez, Poker e seus perigos.

De uns tempos para cá tem aumentado muito o número de jogadores de xadrez, principalmente jovens, que têm se dedicado a jogar poker (ou pôquer) ao vivo ou pela internet. Talvez isso se deva ao fato de que os jogadores de xadrez têm facilidade em se dar bem nesse jogo de cartas, que não envolve apenas sorte, mas uma boa dose de estratégia. Há inclusive muitos livros sobre o assunto.
Mas, ao meu ver, há necessidade de serem tomados certos cuidados. Muitos garotos (a maioria dos jogadores é formada por homens) têm parado de estudar ou ter vida social, fascinados pela oportunidade de ganhar algum dinheiro fácil, principalmente jogando pela internet. Podem programar seus horários e eventualmente ficar conectados em sites ou redes sociais enquanto jogam. Algo realmente tentador, principalmente para os mais novos, que tem aquela dificuldade natural em se programar ou seguir horários.
O xadrez pode também ser prejudicial. Quando eu tinha meus 17 anos e havia recém entrado no Clube de Xadrez São Paulo, ficava jogando pings ou assistindo partidas das duas horas da tarde até as duas horas da madrugada, que é quando o clube fechava antigamente. Quando dava fome eu subia até a lanchonete do quarto andar e comia um americano e tomava uma coca ou ia tomar mate com leite na Av. São João, perto dali. E, é claro, tinha a minha turminha, mas eu era um dos mais assíduos, por assim dizer.
Nessa época eu tinha parado de estudar. Fiquei assim uns dois anos. Minha mãe vivia ligando para o clube. Quando o telefone tocava eu até me arrepiava, tantas as ligações. E assim dias, meses, anos se passaram. Me arrependo em parte, mas por outro lado cultivei algumas boas amizades e treinei bastante ping... Voltei a estudar e algum tempo depois meu pai alugou uma máquina escrever para eu treinar datilografia para um concurso de escrevente no Estado. Estudei bastante e consegui passar. Nessa época fiquei afastado do xadrez durante três anos e me dediquei a praticar esportes, fazer academia, mudar meu círculos sociais, etc. o que foi muito bom para mim. Mais tarde voltei ao clube, mas comecei a jogar de forma mais dosada. Senti até que meu jogo melhorou um pouco!
Há muitos pais que não se importam com que o filho fique trancado no quarto  noites a fio. Pensam que ele afinal de contas está em casa em vez de estar se drogando, bebendo ou saindo com amigos suspeitos. Guardadas as devidas proporções, acredito que certas posturas são até aceitáveis. Afinal, todos nós passamos por essas fases de descoberta, deslumbramento e grande energia. Não podemos caminhar contra a maré, mas temos que estar atentos e tomar certos cuidados com o rumo que daremos a nossa vida. Devemos estudar, arrumar um bom emprego e garantir uma segurança, para então, a partir daí, nos dedicarmos a certos riscos, certos prazeres. Melhor ainda se pudermos unir o útil ao agradável, mas sabemos que não é sempre assim.

6 comentários:

  1. Fala grande amigo Ivan, concordo quase 100% com sua matéria... Só acho que o fato de muitos jogadores "abandorem" o xadrez pra jogar poker não deve-se ao fato de o poker permetir dinheiro facil, acho que o melhor termo seria dinheiro justo. Se o sistema de premiação no xadrez fosse igual ao do poker, garanto que muitos jogadores não largariam de lado o xadrez para dedicar-se ao poker.

    Podemos dizer que o "rake" do xadrez é anos luz maior que de um torneio de poker. Sem contar a péssima organização da maioria dos torneios e algumas exigencias um tanto quanto absurdas como, por exemplo, o fato de que para o jogador poder jogar o Panamericano ele e o acompanhante devem ficar hospedado em um dos hotéis conveniados com torneio.

    Essa é a minha humilde opinião...

    Grande abraço

    Cirilo!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, nesse ponto vc tem razão. O xadrez não tem a mesma infraestrutura. Talvez pelo fato que o Xadrez "não vende". O poker tem até canais agora que transmitem partidas. Mas acho que, embora pague o valor justo pelo bom jogo, o poker tem que ser colocado como complemento. Como atividade principal apenas para alguns poucos privilegiados que se deram muito bem. Mesmo para esses, é bom ir fazendo um pé de meia. Não sabemos o que vem pela frente.
    Abraço Cirilo!

    ResponderExcluir
  3. Caro Ivan, tenho uma opinião formada a respeito. Alguns amigos migraram temporariamente para prática deste jogo, e eu, afim de experimentar, comecei a jogar alguns torneios. O que percebi, foi exatamente a exclusão de outras atividades, embora tenha uma vida profissional já definida (não o xadrez, morreria de fome!), acabei me isolando nos sites de poker. Me senti um rato de laboratório, onde apenas obedecia aos comandos de clicar no lugar certo para obter vantagem nas mesas. Enfim, uma perda de tempo. Pior para nossos prodígios do xadrez que se iludem com a possibilidade de enriquecer, extinguindo os caminhos naturais sociais, como ingressar em uma boa faculdade, construir uma família, e coisas do tipo de uma sociedade normal. Oportunidades para poucos e uma verdadeira armadilha para muitos! Abraços. Regis.

    ResponderExcluir
  4. Bela matéria Ivan.
    Tenho a mesma visão.
    Espero, principalmente dos mais jovens, que tenham uma boa percepção e dosem bem os benefícios e malefícios dessa ilusão.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Parece engracado mas e muito serio.
    Vou apenas fazer um comentario ironico...
    Nascemos ... aprendemos a chutar uma bola e a jogar futebol, sonhamos em ser jogadores de futebol ... por algum motivo nao nos tornamos. aprendemos (muitos dos jogadores aprendem sozinhos) as regras do xadrez, sonhamos em ser campeoes de xadrez ... por algum motivo nao nos tornamos (em alguns casos em especifico por conta da falta de dinheiro para viagens). Desistimos e procuramos o poker onde de cada 5 ou mais jogadorea numa mesa apenas 1 se destaca. Kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Parece engracado mas e muito serio.
    Vou apenas fazer um comentario ironico...
    Nascemos ... aprendemos a chutar uma bola e a jogar futebol, sonhamos em ser jogadores de futebol ... por algum motivo nao nos tornamos. aprendemos (muitos dos jogadores aprendem sozinhos) as regras do xadrez, sonhamos em ser campeoes de xadrez ... por algum motivo nao nos tornamos (em alguns casos em especifico por conta da falta de dinheiro para viagens). Desistimos e procuramos o poker onde de cada 5 ou mais jogadorea numa mesa apenas 1 se destaca. Kkkkk

    ResponderExcluir